Estão abertas até 05 de novembro de 2025 as inscrições para o VII Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica – CPS/CNPq, organizado pela Divisão de Extensão e Pesquisa no Ensino Superior (Depes) da Coordenadoria Geral de Ensino […]
Estão abertas até 05 de novembro de 2025 as inscrições para o VII Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica – CPS/CNPq, organizado pela Divisão de Extensão e Pesquisa no Ensino Superior (Depes) da Coordenadoria Geral de Ensino Superior de Graduação (CGESG) do CPS. O simpósio ocorre em dois dias: na quinta-feira (06/11), das 13h30 às 17h30 será presencial, no Auditório Laranja do CPS, e na sexta-feira (07/11), será exclusivamente remoto, com apresentações de trabalhos de Iniciação Científica (bolsas 2024-2025).
A mesa de abertura, intitulada “Diálogos Globais em Iniciação Científica e Tecnológica: Construindo o Futuro da Pesquisa”, conta com as contribuições de quatro pesquisadores de alta produtividade científica no CNPq e dois professores internacionais.
São eles: Gregori de Arruda Moreira (Instituto Federal de São Paulo); Carmen Cecília Bueno (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares); Roberto Giro Moori (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Adolfo Ignácio Calderón (PUC-Campinas); Marcelo Sanzana (DUOC UC, Chile) e Veronica Quandt (Hochschule Heilbronn, Alemanha).
Marcelo Sanzana é professor da área do marketing na DUOC UC e parceiro ativo em Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) orientados pela Depes/CGESG em diversas Fatecs desde 2023. Os PCIs realizados nas Fatecs do CPS adaptam à realidade brasileira a abordagem COIL (Collaborative Online International Learning). Nesse tipo de Intercâmbio Virtual, professores de Fatecs e IES internacionais criam projetos alinhados com objetivos de aprendizagem de suas disciplinas, e os alunos trabalham colaborativamente em grupos mistos usando ferramentas de comunicação digitais.
Além de participar do simpósio, Sanzana fará palestras sobre marketing digital e reuniões acadêmicas nas Fatecs Praia Grande, Guaratinguetá e Ipiranga, bem como reuniões institucionais na Administração Central do CPS, entre os dias 3 e 7 de novembro.
Veronica Quandt, professora da Faculdade de Ciências de Computação (Hochschule Heilbronn, Alemanha), é pesquisadora na área de educação digital e inovadora. A equipe Depes/CGESG do CPS está buscando aproximação com a Hochschule Heilbronn, para realizar PCIs e ações de cooperação acadêmica em 2026.
O VII Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica – CPS / CNPq é voltado para coordenadores de Fatecs e Etecs, professores, coordenadores de curso, auxiliares docentes, administrativos, estudantes de Etecs e Fatecs e comunidade externa.
Programação:
Abertura com a temática “Diálogos Globais em Iniciação Científica e Tecnológica: Construindo o Futuro da Pesquisa”