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Estatísticas do Ensino Superior de Graduação

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O presente relatório tem como objetivo apresentar as Estatísticas do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza, abrangendo o período do 1º semestre de 2018 ao 2º semestre de 2025. As informações foram extraídas dos sistemas institucionais. Os dados referentes ao corpo discente foram obtidos no sistema acadêmico e devidamente validados pelas Unidades de Ensino; os dados relativos ao corpo docente tiveram como fonte o sistema de Recursos Humanos; já as informações sobre o processo seletivo e o perfil socioeconômico foram extraídas diretamente da plataforma disponibilizada pela empresa responsável pelo vestibular. Além disso, o relatório possibilita uma análise mais ampla sobre o acesso e a trajetória dos estudantes ao longo de toda a sua permanência para o período considerado.

Dentre os destaques do relatório, ressalta-se a inclusão do perfil socioeconômico detalhado dos candidatos referente aos dois semestres de 2025, permitindo compreender melhor as características e a diversidade do público que busca ingresso no ensino superior por meio do processo seletivo do Centro Paula Souza. Os dados foram organizados e apresentados em periodicidades semestrais e/ou anuais, conforme a natureza de cada informação. Dessa forma, os capítulos contemplam:

  • Séries evolutivas;
  • Corpo Docente;
  • Corpo Discente;
  • Processo Seletivo do Vestibular e Provão Paulista Seriado; e
  • Perfil socioeconômico.

Para facilitar a leitura e a interpretação, as informações foram estruturadas em quadros e gráficos, sistematicamente organizados por Núcleo Regional de Administração (NRA) e por Eixo Tecnológico, em consonância com a classificação do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC). Essa abordagem busca oferecer uma visão abrangente e comparativa, possibilitando identificar tendências e particularidades no desenvolvimento do ensino superior de graduação administrado pela instituição.

Por fim, este relatório reúne dados relevantes que permitem uma visão panorâmica da trajetória recente do ensino superior, contemplando o período de dois anos anteriores à pandemia da COVID-19, o período crítico durante a crise sanitária e o momento mais atual em que as informações foram disponibilizadas e validadas no sistema acadêmico pelas Unidades de Ensino.