O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, é implementado pela UNESCO e pela ONU-Mulheres
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que têm como objetivo fomentar o papel de mulheres e meninas na ciência. Este Dia é uma oportunidade para promover, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação de mulheres e meninas nessa área. A igualdade de gênero é uma prioridade global da UNESCO, e o apoio a jovens meninas, sua formação e suas habilidades plenas para fazer com que suas ideias sejam ouvidas impulsionam o desenvolvimento e a paz.
Nesta data vamos homenagear a Elaine C. Araújo, Tecnóloga em Processos Químicos pela Fatec Praia Grande, mestre e doutora em Ciências Atmosféricas pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Atualmente, realiza seu pós-doutorado na área de detecção de microplásticos, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Nesse contexto, foi contemplada com uma bolsa para participar de treinamento especializado no Laboratório de Ambientes Marinhos (NAML) da AIEA, em Mônaco.
O principal objetivo do projeto é desenvolver e validar um protocolo unificado e padronizado para a detecção, identificação e caracterização de micro e nanoplásticos (MPs/NPs) em matrizes aquáticas, por meio de técnicas analíticas avançadas.
A doutora Elaine destaca que toda a sua trajetória acadêmica teve início na graduação em Tecnologia em Processos Químicos pela Fatec Praia Grande, sendo fortemente impulsionada pelo incentivo dos docentes à inserção dos estudantes no universo da pesquisa científica, bem como pelo apoio institucional do Centro Paula Souza (CPS), o que fez toda diferença na sua vida acadêmica.
“Nesse dia de mulheres e meninas na ciência deixo aqui minha homenagem para todas as mulheres do meu grupo de pesquisa, que fazem pesquisa com tanta dedicação, competência e principalmente coragem.”
E representando as meninas pesquisadoras, destacamos as estudantes Giulia de Oliveira Baldasserini, Maria Eduarda Rodrigues, Luyse Ribeiro Gozza, Sayuri Silva Nonaka e Luísa Lima, do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Farmácia da Etec de Praia Grande, que lideram um projeto STEM voltado à Cultura Oceânica, que envolve a construção de um fotoreator para o estudo da degradação de resíduos de fármacos na água.
Essa iniciativa integra um movimento ainda maior: a Etec conta com 20 clubes de ciências voltados à Cultura Oceânica e à Ciência Cidadã, nos quais mais de 80% das participantes são meninas. Jovens que pesquisam, experimentam, constroem e compartilham conhecimento, mostrando que a ciência também é espaço de pertencimento, liderança e transformação social.A Etec de Praia Grande acredita, incentiva e fortalece ações que ampliam a presença feminina nas áreas STEM, formando estudantes críticas, protagonistas e comprometidas com a sustentabilidade e o futuro do oceano.


